Ajuda Espírita
 
   Casa      Espirito e Espiritismo
 
 
AUTO AJUDA
Leitura
 
 
 


ESPÍRITOS & ESPIRITISMO

O QUE SÃO ESPÍRITOS?

O intercâmbio entre mortos (espíritos) e vivos (médiuns) sempre aconteceram no meio da raça humana.

Os médiuns já foram considerados até de santos em operar verdadeiros milagres e já foram perseguidos e chegaram até a serem queimados vivos em outras épocas.
Nesta virada de milênio, no fim de um século tecnológico, tão marcado por seu materialismo, os laços do homem e espíritos, devem trazer consolo e muita orientação principalmente para gente que se encontra desiludida e aflita diante de todos os problemas cotidianos.

O homem não consiste apenas no corpo matéria, nele também se encontra um componente não material. Existe uma parte espiritual a que se deu o nome de ALMA, o princípio individual do ser, manifestando-se sob duas formas distintas. CONSCIENTE e SUBCONSCIENTE.

As pessoas quando se fala em espíritos, tem várias maneiras de pensar do que seja isto.
Tem gente que se arrepia, pensando em histórias de fantasmas, uns sorriem o sorriso da descrença, julgando este assunto como supersticioso, outros fazem rapidamente o sinal da cruz com medo de verem almas do outro mundo.
Toda esta bobagem vem da ideia errada que fazem sobre espíritos, que nada mais são que almas dos homens que já tiveram corpo matéria na terra, só que conservam suas qualidades e defeitos, e como tal na vida terrena, necessitam aprender sobre elevação espiritual e precisam de doutrina para a sua real evolução.
 
Poderíamos classificar os espíritos em três categorias:
ESPÍRITOS IMPERFEITOS- Sendo aqueles que estão na base da escala espiritual, marcados pela ignorância, pelas más paixões, com isto causando o retardamento de seu desenvolvimento.

ESPÍRITOS BONS - Sendo aqueles que chegaram ao meio da escala espiritual, com o firme propósito do desejo de fazer o bem.

ESPÍRITOS PUROS - São aqueles que realmente chegaram ao topo da escala espiritual, chegaram à perfeição. Logo se pode dizer que nem todos os espíritos têm o mesmo comportamento, a mesma moralidade e tampouco a mesma sabedoria. Todos nós espíritos encarnados, temos várias chances de evoluir em nossas passagens (encarnações) na terra e no espaço, assim como os espíritos desencarnados.

A evolução espiritual não se dá em uma única passagem terrestre, ela se desenvolve no decorrer das vidas sucessivas.
“NUNCA É TARDE DEMAIS PARA APRENDER”
São os espíritos que trazem as missões infinitas, muitas vezes escapando as interpretações de qualquer ser humano. 
Mesmo que seja difícil interpretá-los, tenha pelo menos um tempo para meditar sobre o desconhecido, pois uma das maiores funções dos espíritos é “quebrar a vaidade dos que pensam que sabem, mas continuam sem reconhecer o tudo que ignoram”.
O QUE É ESPIRITISMO?

Congregação dos espíritos superiores do astral, tratando de suavizar e contribuindo na evolução do plano terreno junto ao homem.

Fundada de cima para baixo, primeiro no astral superior para depois no físico, por isso suas bases são sólidas, não contrastando com a vontade do homem, mas tendo fortes influências na humanidade.

Nenhum ser humano tem conhecimento do existente no astral superior, no reino das entidades de luz, talvez quando estivermos no outro lado e formos reconhecidos como espíritos de luz, talvez conheçamos a VERDADE DA LUZ.

"O ESPIRITISMO É UMA CIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO"
"NÃO UMA ARTE DE ADIVINHAR E ESPECULAR"
“NÃO SE TIRA QUALQUER VANTAGEM MATERIAL”
CORPO ESPIRITUAL OU PERISPIRITUAL – Vivemos na terra com o corpo carnal mas, além desse corpo carnal, possuímos um segundo corpo, a que chamamos espiritual ou perispiritual. Quando morremos, passamos a viver no Além com esse segundo corpo, o perispiritual ou espiritual.

MÉDIUM (do latim médium, meio, intermediário) é a pessoa que pode servir de intermediária entre os espíritos e os homens”. (Definição de Allan Kardec) De forma mais genérica podemos dizer que o médium, em virtude de faculdades especiais originaria da sua própria constituição, é aquela criatura que percepciona e contata com o plano espiritual ao qual Allan Kardec denominou Mundo dos espíritos.

MÉDIUM DE PROVA Quer dizer que a pessoa possui mediunidade como provação e não mérito. Sujeitar-se-a as inconveniências da mediunidade para redimir-se das faltas que cometeu em existência pregressa.

MONOIDEÍSMO Estado da alma em que uma ideia central domina todo o organismo psíquico. (Aulete) É o mesmo que ideia fixa.

OBSESSOR É o espírito que obsidia uma pessoa, permanecendo bem jundido a ela, em simbiose e telementação (mente a mente) ou então, na posição de hipnotizador do obsidiado. Não confundir obsessor com o chamado espírito sofredor, que não tem intenção de prejudicar, mas se imanta a outra, por falta de discernimento ou busca de segurança, afeto ou simples sintonia vibratória.

PERISPÍRITO Designa a linha da força que envolve o Espírito, dando lhe uma individualidade. O Espírito é essência difusa no Universo, donde dizer-se Deus é Espírito”. O Espírito Universal se contém dentro de linhas individualizadas, que constituem as almas desencarnadas. Não existisse o perispírito, a essência se espalharia após a morte e não se daria a sobrevivência da alma. O perispírito também funciona como elo de ligação e de interação do ser espiritual com a matéria, principalmente no fenômeno da reencarnação, pois ele, o perispírito, possuí certa materialidade da mesma natureza da esfera planetária que habita.

REENCARNAR Renascer em novo corpo. Tomar novamente a carne. A nossa verdadeira natureza é a espiritual e a nossa pátria é o Além. Para progredir vemo-nos na contingência de nascer de novo, isto é reencarnar.
 
 
 
 
 
 
BIBLIOTECA
 


Copyright © 2013-2017 ® Ajuda Espírita | Todos os direitos reservados