Ajuda Espírita
 
   Casa      LEI DE CAUSA E EFEITO
 
 
AUTO AJUDA
Leitura
 
 
 


LEI DE CAUSA E EFEITO

A doutrina se apoia e se fundamenta no verdadeiro princípio da FRATERNIDADE HUMANA. O amor ao próximo não é simplesmente uma convenção terrena sujeita a oscilações, obediente as conveniências do momento. É acima de tudo, uma obrigação, um dever, uma necessidade, porque é dele que depende a evolução espiritual das criaturas.

A prática deste item no Espiritismo é o que acelera o trabalho das entidades, no sentido de ajustar os homens nos meios sociais em que vivem.

O Espírita aprende com os espíritos a admirar as forças da natureza, a venerar os seus anjos guardiões, seus mestres e a idolatrar o seu criador Deus, nosso Senhor.

A linguagem doutrinária nos Centros é simples, porém profunda em conceitos filosóficos. Quando um médium ignora ou finge ignorar as causas da provação moral ou material por que passa, é lhe mostrado o real motivo dentro da Lei de Causa e Efeito.

Sem ferir suas tradições panteístas, mitológicas, litúrgicas e ritualísticas, o Espiritismo acompanha a evolução das épocas no terreno das conquistas sociais, sua doutrina está sempre atualizada porque seus princípios são indestrutíveis.

As doutrinas e filosofias criadas e organizadas pelos homens, de acordo com o intelecto de cada um, se convertem em nada diante da grandeza ilimitada dos conselhos que emanam dos espíritos de luz.

"A VIDA PRIVADA DO MÉDIUM PRECISA ESTAR EM PERFEITO EQUILÍBRIO COM A MISSÃO QUE LHE É DADA PELO GUIA ESPIRITUAL”.

Jamais os Espíritos se revelam anti progressistas que condenam os novos métodos que proporcionam aos homens uma vida material mais confortável, o que realmente lhes interessa é o progresso espiritual.

Todas as entidades sejam quais forem os cultos ou nações a que estejam ligados, doutrinam seus filhos de fé baseados na Lei de Causa e Efeito.

O médium, cuja conduta contraste com os princípios de moral pregada pelas entidades, de acordo com a lei das afinidades deverá se preparar para servir de intermediário entre os elementos terrenos e as entidades.

Uma pessoa desleal, mentirosa, despeitada e, ainda sob o domínio da vaidade, dos cargos e posições que desfruta na sociedade, não poderá servir de padrão em instituições religiosas que tem como base a Humildade, a Renúncia e o Desprendimento.

A doutrina Espírita, se assim posso dizer, tem como seus alicerces a Lei de Causa e Efeito e a Lei das Afinidades, não podendo transigir com os dissimuladores.

Tanto na terra como no espaço, essas leis são indestrutíveis, por isso a doutrina continuará, através dos séculos e gerações em sua trajetória ascendente de espiritualizar os homens para aproximá-los do CRIADOR.


 
 
 
 
 
BIBLIOTECA
 


Copyright © 2013-2017 ® Ajuda Espírita | Todos os direitos reservados