A nova visão sobre a Consciência
Willian James, psicólogo americano (1842-1910),
afirmava que a psicologia é a ciência da vida mental, abrangendo tanto os
seus fenômenos como suas condições. No tocante ao objeto de estudo, as
palavras-chave são fenômenos e condições. Em relação aos fenômenos, ele queria
dizer que o objeto de estudo da psicologia devia ser buscado na experiência
imediata. Já em relação às condições, referia-se à importância do corpo,
principalmente do cérebro, na vida mental.
De acordo com James, as subestruturas físicas da consciência
formam uma parte básica da psicologia. A consciência deve ser analisada no seu
ambiente natural, que é o físico do ser humano. Essa noção biológica da ação do
cérebro sobre a consciência é uma característica exclusiva da abordagem de
psicologia de James. Ele rebelava-se contra a artificialidade e a estreiteza da
posição de Wundt. Acreditava serem as experiências conscientes simplesmente
experiências conscientes e não grupos ou conjuntos de elementos. A descoberta
de elementos mínimos da consciência, por meio da análise introspectiva, não
demonstrava que eles existiam independentemente de um observador treinado. Os
psicólogos realizam leituras da experiência com base na sua posição sistemática
e com o seu ponto de vista.
James afirmava que o fato de algumas pessoas
treinadas serem capazes de analisar suas experiências conscientes em um
laboratório de psicologia, não quer dizer que os elementos por ela relatados
estejam presentes na consciência de qualquer outra pessoa exposta à mesma
experiência. Dizia, ainda, que as sensações simples não existem na experiência
consciente, sendo apenas o resultado de algum processo de inferência ou
abstração, onde nossa mente gera uma atenção discriminativa, escolhendo dentro
do nosso repertório de vivências, os objetos e relações necessários para
elaborar uma sensação.
Ele criou a expressão fluxo de consciência,
para explicar a ideia de que a vida mental consiste em uma unidade, em uma
experiência total que se modifica. A consciência é um fluxo constante e
qualquer tentativa de dividi-la em fases temporariamente distintas pode
distorcê-la.
Como a consciência está em constante
modificação, não é possível experimentar o mesmo pensamento ou e
mesma sensação mais de uma vez. Pode-se pensar em um objeto ou estímulo em mais
de uma ocasião, mas os pensamentos não são idênticos em cada situação. São
diferentes devido às experiências intervenientes. Desse modo, a consciência é
definida como cumulativa e não recorrente.
A mente é igualmente contínua. Não há
interrupção abrupta no fluxo de consciência. É possível notar lapsos de tempo,
por exemplo, quando estamos sonolentos, mas quando estamos despertos, não temos
dificuldade de estabelecer relações com nosso fluxo de consciência em
andamento. A mente é seletiva: como somos capazes de prestar atenção apenas a
uma parte do universo de nossas experiências, ela escolhe entre os vários
estímulos a que é exposta. A mente filtra experiências, combina e separa
outras, seleciona e rejeita outras mais. O principal critério de seleção é a
relevância – a mente seleciona os estímulos relevantes de modo que permita que
a consciência opere de modo lógico, criando assim uma série de ideias que
possam resultar em um conclusão racional.
James destacou, também, a função ou propósito da
consciência. Acreditava que ela desempenhava alguma função biológica, de outro
modo não teria sobrevivido ao tempo. A função da consciência e proporcionar a
capacidade de adaptação ao ambiente, permitindo-nos escolher. Para desenvolver
essa ideia, James fazia distinção entre a escolha e o hábito; acreditava que os
hábitos eram involuntários e não conscientes. Quando estamos diante de um novo
problema e temos de escolher uma forma de enfrentá-lo, a consciência entre em
cena.
James afirmava que é óbvio e palpável que nosso
estado mental jamais é exatamente o mesmo. Cada pensamento produzido por meio
de um determinado fato é exclusivo e possui apenas certa semelhança com os
demais pensamentos provenientes do mesmo fato. O filósofo grego Heráclito (544
a 484 a.C.) já se pronunciava dessa forma em sua célebre frase: “Ninguém
consegue entrar duas vezes no mesmo rio”, querendo com isso dizer que, a partir
da primeira experiência de entrar no rio, a pessoa já não é a mesma, pois essa experiência
trouxe-lhe sensações antes não experimentadas e as águas nas quais se banhou,
seguiram adiante e agora são outras as águas que passam por esse rio.
Como a psicologia lida com a consciência pessoal e
imediata, a introspecção (voltar a atenção para dentro de si) deve ser o seu
método básico. James tinha ciência das dificuldades da introspecção e a
aceitava mesmo considerando-a um método imperfeito de observação. No entanto,
acreditava na possibilidade de uma verificação mais apurada dos resultados
produzidos mediante a comparação das contestações obtidas por diversos
observadores.
Como complementação dos métodos introspectivo e
experimental, James recomendava o método comparativo. A averiguação do
funcionamento psicológico de populações distintas, como de animais, crianças e
pessoas não alfabetizadas ou indivíduos emocionalmente desequilibrados,
permitia descobrir variações significativas na vida mental.
James enfatizava a importância do pragmatismo na
psicologia, afirmando a validade de uma ideia ou conceito mediante a análise
das consequências práticas. A expressão do pragmatismo diz que, se funcionar, é
verdadeiro.
Bibliografia:
História da Psicologia Moderna – SCHULTZ,
Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen – 9ª edição